nossa equipe

Aldo Benítez

Correspondente/Bajo la Lupa

Há quinze anos trabalha como jornalista, fazendo pesquisas e reportagens, cobrindo principalmente temas ambientais e sociais. Trabalhou para a mídia impressa ABC Color em Assunção e atualmente é sub-editor da seção de especiais de domingo do jornal La Nación.

Colaborou com trabalhos transnacionais para o Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) e para Connectas, uma rede de jornalistas investigativos da América Latina, onde é membro do Connectas Hub. Atualmente trabalha como correspondente da Mongabay Latam e faz parte da Comissão Diretora do Centro de Comunicação e Jornalismo do Paraguai.

S. Lynne Walker

Diretora Executiva de InquireFirst

S. Lynne Walker é presidente e diretora executiva de InquireFirst e fundadora de Bajo la Lupa, um programa de subsídios criado em 2020 para apoiar o jornalismo investigativo na América Latina.

Lynne é finalista do Prêmio Pulitzer e passou grande parte da sua carreira trabalhando no México, onde atuou como Chefe do Escritório da Cidade do México de 1992 a 2008 para o Copley News Service, com sede em San Diego, Califórnia.

Sua série de quatro partes sobre uma pequena cidade de Illinois transformada pela imigração, “Beardstown: Reflexo de uma América em mutação”, foi finalista do Prêmio Pulitzer 2004 em Reportagens Nacionais. Recebeu o Prêmio Maria Moors Cabot da pós-graduação da Faculdade de Jornalismo da Universidade de Columbia em 2005 por sua excelente cobertura da América Latina.

Como diretora executiva de InquireFirst, que fundou em 2016, Lynne continua viajando para a América Latina para trabalhar com colegas em novas formas de produzir relatórios detalhados sobre ciência, saúde e meio ambiente e fazer jornalismo investigativo. Ministrou workshops de jornalismo em espanhol no México, na Guatemala, em Honduras, na Nicarágua, na Costa Rica, na Colômbia, no Paraguai, na Bolívia, na Argentina e no Equador.

Lynne é a fundadora de Voces Emergentes, um curso intensivo de seis semanas para jornalistas que iniciam sua carreira e estudantes universitários de jornalismo.

Também é cofundadora de Historias sin Fronteras, criado em 2020 para providenciar subsídios para a apresentação de relatórios a escritores de ciência, saúde e meio ambiente na América Latina e é cofundadora de En Común: Conocimiento en Voz Viva, um programa informativo de rádio em espanhol sobre ciência, saúde e meio ambiente voltado ao público rural e indígena da América Latina.

CRÉDITOS

Pánfilo Leguizamón

Fotógrafo do Paraguai

Rodrigo Pujol

Infográficos

Fernando Mendoza / Voz: Mike Silvero

Vídeo

Luis J. Jiménez

Web Designer

Jessica X. Valenzuela

Tradução para o inglês

Jerusa Rodrigues

Tradução para o português

Anthony-S-Da-Vigo
Anthony S. Da Vigo

Agradecemos a Anthony S. Da Vigo por sua valiosa contribuição para o desenvolvimento deste projeto de jornalismo investigativo.